A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza."Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas.
Antiga Pizzeria Port'Alba em Napole |
Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.
Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil.
Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de muzzarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.(Fonte Wikipedia).
Lá em casa o pessoal tem verdadeira adoração por pizza.Mas é bom,né? E ,claro que eu não poderia deixar de me aventurar nesta área tão apreciada! Primeiro comecei a fazer com intuito dietético(coberturas mais light), já que a compradas prontas são bastante gordurosas e contém muito sal!E não é que foi dando certo? Aos poucos fui aprimorando a receita da massa,testando novos recheios e deu no que deu. Claaaro que o pessoal ainda não dispensa as compradas prontas,mas adoooram a da pizzaiola de casa! Então vamos a receita de massa básica:
Ingredientes:(Preparo 15-20 minutos)
- 2 xícaras de farinha (300g) de trigo especial
- 1 pacotinho de 10g de fermento biológico instântaneo (é o que eu uso ,mas pode ser usado fresco 15g)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva(opcional)
- 1 xícara de chá (250 ml) de água morna
- 1/2 colher de chá de sal
Modo de fazer
- Misturar o fermento com meia xícara de água morna(reservar a outra metade da água) em uma tigela,mexer delicadamente e deixar descansar até levedar(espumar)
- Dispor a farinha e o sal em uma vasilha e fazer uma cova no meio, colocar o fermento o azeite e o restante da água aos poucos até obter uma massa grudenta
Fermento levedando |
Adicionar azeite |
Sal |
- Polvilhar uma superfície lisa com farinha de trigo e sová-la até formar uma bola lisa.
- Sová-la com as mãos por mais ou menos 8-10mints,até que se formem bolhas de ar na sua superfície.
Sovando |
- Depois de sovar bem a massa , colocá-la em uma forma untada com óleo, deixar descansar por mais ou menos 1 hora até que dobre de volume e se encha de bolhinhas de ar na superfície.
Antes |
Depois |
- Depois é só abrir e colocar a cobertura da sua preferência:
- Pela ordem: molho de tomate, queijos e depois os outros ingredientes conforme a receita de sua preferência ou imaginação! Por fim muito orégano por cima!
e…forno alto (+ou-20 minutos,ou até que fique bem douradinha e com o queijo bem derretido.)
BOM APETITE!
Marguerita |
Calabresa
Fotos:Antônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário